O que é Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional?

A síndrome do esgotamento profissional ou Burnout  manifesta-se como resposta a exposição prolongada a estressores crônicos das relações interpessoais e emocionais  relacionadas ao trabalho. Ela é consequência da experiência profissional em um contexto de relações sociais complexas, envolvendo a imagem que a pessoa tem de si e dos outros. O trabalhador sente que a relação com o trabalho perdeu o sentido em sua vida e o seu envolvimento afetivo com a organização, com os colegas, clientes e parceiros de jornada, diminui significativamente, desinteressa-se e qualquer esforço para reverter essa situação torna-se improfícuo.

A síndrome de burnout envolve atitudes e condutas negativas com relação ao trabalho,  sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização, o que a diferencia de uma condição de esgotamento pessoal que interfere na vida do indivíduo, mas não de modo direto na sua relação com o trabalho.  

A síndrome de esgotamento profissional refere-se a um processo de retirada de  energias mentais e afetivas do trabalho que antes era objeto de todo ou grande parte desse investimento. A psicoterapia está indicada mesmo quando são prescritos medicamentos, pois o paciente esta fragilizado e necessitado de suporte emocional, de tempo e espaço para reavaliar sua inserção no trabalho e na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional