O que é Psicofobia?
É o preconceito ou a discriminação contra pessoas portadoras de deficiências e transtornos mentais como os transtornos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, afetivo-bipolar e etc. O preconceito é um fator de exclusão e gera nos familiares e pacientes um receio, por não saberem de que forma vão ser recebidos por serem diagnosticados ou terem um familiar com algum transtorno. O estigma social relacionado a questão da saúde mental deve ser combatido com informação e orientação, ao mesmo tempo que devemos apoiar a todos que passam por esses problemas.
Muitos artistas e personalidades públicas do Brasil e do mundo tem dado depoimentos revelando que tem ou que tiveram algum transtorno mental, contam a sua história e falam sobre a importância do tratamento e o quanto ele ajuda a superar e/ou a conviver melhor com o transtorno. Esses depoimentos tem encorajado muitas pessoas a procurarem tratamentos psicológicos e/ou psiquiátricos para aliviar seus sofrimentos psíquicos.
Precisamos combater o preconceito e conscientizar a sociedade sobre o assunto, porque qualquer pessoa independente de crença, cor, condição financeira e social pode, em algum momento da vida, apresentar um transtorno mental!