Santana é um dos bairros mais antigos da Zona Norte de São Paulo, no Brasil. Possui cerca de 90 mil habitantes, administrada pela Subprefeitura de Santana / Tucuruvi. Seu surgimento data de 1782 e, para comemorar, seu aniversário é todo ano no dia 26 de julho. Foi um dos primeiros bairros a ser homenageado com o seu próprio dia oficial (Lei 11 169, de 30 de março de 1992, sancionada pela antiga prefeita Luiza Erundina). É conhecido como o bairro da Boa Vontade.
A Fazenda Sant’Ana, de propriedade dos jesuítas e mencionada pela primeira vez em 1560 pelo padre José de Anchieta, servia como cinturão verde para “São Paulo dos Campos de Piratininga”. No início do século XIX, os terrenos agrícolas foram divididos em parcelas denominadas sesmarias.
Etimologia
A palavra Santana é uma combinação de Santa Ana, criada a partir do processo de justaposição da língua portuguesa, que é registada desde a fundação. Ao longo dos séculos, o bairro foi conhecido como Sant’Anna, aqui o nome Sant’Ana, e, agora, finalmente, como Santana.
Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, foi nomeada como “Padroeira de Metrópole de São Paulo” pelo papa Urbano VIII em 25 de maio de 1782. Em 1621, o papa Gregório XV fixou 26 de julho como a data da festa litúrgica de Sant’Ana. A santa também é padroeira do bairro.
Atualidade no bairro de Santana Zona Norte de São Paulo
O bairro é relativamente arborizado e bem atendido no transporte, água, esgoto, moradia e comércio. Apesar dessas características suas ruas são acometidas por congestionamentos, zonas de meretrício da Avenida Cruzeiro do Sul e Rua Voluntários da Pátria na altura do Campo de Marte e Terminal Santana, inúmeras pichações, alagamentos em suas vias mais centrais e grande número de moradores de rua em seu centro. (fonte: Wikipédia)
Consultório de Psicologia em Santana
Nosso Consultório de Psicologia fica no bairro de Santana, com atendimento presencial para diversos tratamentos de psicoterapia, tais como: terapia de casal, terapia individual, tratamento contra ansiedade excessiva etc.