O que é ansiedade?
É uma emoção normal e adaptativa que nos ajuda a lidar com as dificuldades bem como com as situações desafiantes ou perigosas. A ansiedade pode apresentar alguns sintomas físicos como falta de ar, fadiga, tremores, suor, problemas digestivos e se torna um problema quando passa a interferir no nosso cotidiano e começa a afetar as nossas relações pessoais, sociais, familiares e profissionais é nesse momento que a psicoterapia torna-se fundamental para auxiliar a pessoa a ultrapassar essas dificuldades. A pessoa ansiosa não tratada pode trazer algumas consequências psicológicas como: isolamento, baixa autoestima, depressão, fobia escolar, esquiva de situações novas e inadequação social.
Ansiedade em jovens
A ansiedade é uma das dificuldades mais comuns entre os jovens e pode ser um dos fatores que compromete o desenvolvimento emocional, interfere na aprendizagem, dificulta as relações com os familiares e de amizade. A ansiedade quando ignorada na juventude pode persistir na vida adulta e aumenta a probabilidade de se desenvolver outro tipo de patologia.
Ansiedade de desempenho escolar
É a ansiedade excessiva e frequente em algumas situações de avaliação como testes, exames, apresentação de trabalhos, responder questões oralmente. Apresenta sintomas psicológicos e emocionais como tristeza, culpa e frustração e podem ser identificados através de pensamentos negativos como “eu não vou saber fazer”, “não sei responder”, “eu não me sinto preparado”, “tenho vergonha”, “vão rir de mim” e etc.
Ficar ansioso pode apresentar sintomas psicossomáticos como ficar corado; febre emocional, vômito emocional, tremores, tensão muscular, respiração acelerada, transpiração e etc. A ansiedade de desempenho escolar pode resultar em sintomas comportamentais como evitar contato com as tarefas escolares, dar desculpas para faltar à aula, procrastinação e perfeccionismo. As consequências desse tipo de ansiedade é um desempenho escolar inferior a capacidade da criança ou do jovem, uma diminuição da autoconfiança e principalmente um sofrimento psicológico significativo no enfrentamento das situações de avaliação.
Ansiedade de separação
Caracteriza-se por um medo intenso por estar longe dos familiares ou do adulto de referência, mesmo que seja por um curto período de tempo. A criança fica nervosa e não se separa do adulto de referência mesmo que seja para brincar, passear ou dormir na casa de familiares ou outras pessoas de confiança.
Existe tratamento para pessoa ansiosa?
Sim na Psicoterapia você vai dispor de vários tratamentos para ajudar no controle e diminuição da ansiedade. Fale com a nossa Psicóloga Susana Vicentina Costa e agende uma consulta (11) 99814-7444